WMS no e-commerce: o case da Maxton Logística com a Inovatech

Um dos efeitos evidentes da mudança de comportamento do consumidor desde o início da pandemia é o crescimento acelerado do  e-commerce. O faturamento total obtido com as vendas online deve chegar a R$111 bilhões no Brasil até o fim de 2020 segundo a consultoria Kearney. Isso significa um faturamento de 49% maior que o registrado em 2019. Na projeção para o período de 2020 a 2024, os novos hábitos de consumo devem trazer R$ 69 bilhões em vendas adicionais ao e-commerce no país na comparação com projeções anteriores à pandemia. Nada mais propício para a adoção do WMS nas operações de e-commerce.

 

Com a pressão por uma rápida adaptação aos novos tempos e a aceleração da transformação digital, é impossível manter uma gestão de armazéns em processos manuais. A adoção do WMS para o e-commerce é extremamente necessária e a escolha por um sistema efetivo, confiável e integrável a outras plataformas faz toda a diferença.  A própria gestão de armazéns para o e-commerce tem suas diferenças e desafios em relação ao varejo de lojas físicas.

 

Afinal, o WMS existe para garantir a eficiência e a organização das operações, o planejamento de recursos, a redução do tempo das atividades e os custos operacionais. Isso se aplica totalmente ao aumento dos volumes de vendas online. A Maxton Logística tem um excelente case a respeito e contou com a experiência da Inovatech para melhorar seus processos e operações. 

WMS no e-commerce: como o sistema da Inovatech ajudou a Maxton Logística a gerir estoques

 

Com 11 anos de mercado, a Maxton Logística sempre investiu em sistemas de WMS e TMS para a melhor gestão de armazéns. A empresa trabalha com fluxos internacionais e cobre toda a cadeia logística, em todos os modais, atendendo a indústria, o varejo tradicional e o e-commerce. O armazém da empresa em Curitiba-PR conta com 6.000 m2 e 6.480 posições de pallet. A empresa usa os coletores de dados para todas as atividades do armazém, inclusive os pickings.

Diariamente, este armazém atende a um volume de 1500 pedidos e movimenta 15 mil itens por dia. Hoje, a  Maxton atende a 4 empresas de e-commerce de médio porte que englobam produtos totalmente distintos neste mesmo armazém:

  • Cosméticos
  • Ferramentas
  • Perfumes automotivos
  • Equipamentos de montanhismo
  • Artigos de iluminação
  • Vinhos

“No e-commerce, trabalhamos com um número maior de pedidos com vários itens pequenos. Isso significa uma maior frequência de pedidos e expedição. É uma complexidade muito grande”, afirma Wagner Cardoso, proprietário da Maxton. “O WMS garante que tenhamos uma operação ágil e sem erros, auxiliando muito na montagem de kits com diferentes produtos para atender aos pedidos do e-commerce. No nosso armazém, nós cuidamos de tudo, até a pré-montagem.  É tudo on-time, com automação de processos”.

 

Segundo Wagner, não somente o sistema, mas o suporte e a agilidade da Inovatech fazem toda a diferença na sua operação. “Somos clientes da Inovatech desde 2009. O WMS da empresa é um dos três melhores do mercado e traz o diferencial da facilidade do uso do sistema, que é integrável ao SAP, Oracle e Microsiga, entre outros. Recentemente, com o crescimento do e-commerce, solicitamos a integração do WMS Inovatech ao Bling, um sistema ERP utilizado pelos nossos clientes. A empresa não somente nos atendeu com rapidez, como já estava adiantada nesse processo, se antecipando às mudanças. Além de tudo, fazem um excelente atendimento aos clientes”, afirma Wagner.

 

Por que contratar o WMS Inovatech para operações de e-commerce?

 

Segundo Ricardo Montagna, sócio-diretor da Inovatech, o WMS da Inovatech pode servir a armazéns de diferentes portes, inclusive aqueles menores, atendendo não somente ao aumento de volumes transacionados como também às novas operações de e-commerce. “Nosso WMS pode ajudar a estruturar e automatizar essas operações, seja na própria empresa de e-commerce, seja no operador logístico.

      

O WMS facilita a padronização de entrada e saída de produtos e a integração total desde o pedido até a entrega para os Correios ou para a empresa logística que fará o transporte last mile. Além de garantir mais produtividade e controle de ponta a ponta, o WMS da Inovatech é um sistema confiável, flexível e facilmente integrável aos demais softwares utilizados pelo cliente.

 

Quer saber mais? Então entre em contato conosco e converse com a nossa equipe comercial: clique aqui.