TMS: entenda seus impactos positivos no custo dos fretes de produtos farmacêuticos e EPIs

A indústria farmacêutica e de produtos de higiene e materiais de segurança e proteção pessoal tem estado em voga desde o início da pandemia de coronavírus. A demanda por produtos como medicamentos, álcool em gel, luvas, máscaras e seringas cresceu exponencialmente de acordo com estatísticas recentes. Entretanto, apesar do Brasil ser o sétimo mercado farmacêutico do mundo, a indústria nacional é altamente dependente de insumos importados, o que por si só já colocaria um peso e uma responsabilidade enorme na cadeia logística do setor.

Os demais players a enfrentar todas essas dificuldades são as distribuidoras de medicamentos, as empresas importadoras de EPIs e itens hospitalares, além de uma grande cadeia de operadores logísticos e transportadoras dedicadas a abastecer todo esse país de dimensões continentais com a rapidez e a eficiência exigidas no momento.

Como a tecnologia pode ajudar a tornar a logística farmacêutica mais eficiente nesse contexto de grande pressão? Como o TMS pode facilitar esse processo? Confira a seguir essas respostas!

TMS: impacto positivo no custo dos fretes de produtos farmacêuticos, EPIs e produtos de higiene

Enquanto o reajuste dos preços dos insumos farmacêuticos chegou a 100% devido ao aumento da demanda e à pressão sobre o câmbio desde o início da pandemia, há dados que apontam que o custo dos fretes no Brasil aumentou 15 vezes no mesmo período. Apesar do aumento dos preços dos medicamentos para o consumidor final, a indústria ainda tenta aumentar as margens de lucro cortando gastos na outra ponta, o que inevitavelmente passa pela redução dos custos logísticos. O mesmo problema pode ser observado na logística de EPIs e outros itens de saúde e higiene para uso médico e da população em geral.

O TMS é fundamental no controle dos custos do frete tanto para a indústria, quanto para as empresas que importam os produtos de higiene, saúde e segurança pessoal mais demandados durante a pandemia. Afinal, as transportadoras estão sobrecarregadas e precisam entregar em um dia aquilo que antes entregavam em uma semana, o que acaba encarecendo os fretes”, afirma Antônio Carlos Montagna, Diretor Comercial da Inovatech.

Desse modo, explica Antônio, acompanhar o impacto da alta dos preços dos fretes no custo da mercadoria vendida é muito importante. Definitivamente, uma planilha de Excel ou um TMS muito básico não dão conta do recado. “Em produtos de custo unitário baixo como luvas, máscaras e insumos, o indicador do impacto do frete na venda do produto deve ser acompanhado com cuidado. Isso o TMS mostra com muita clareza e exatidão. Essa é uma informação bastante sofisticada”, completa o diretor.

Leia também:

BID Logístico e operações: TMS Embarcador reduz conta do frete em até 10%

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é let-6a-1024x129.png

 

Vantagens do TMS Embarcador Inovatech para a indústria farmacêutica, logística de EPIs e produtos de higiene

O outsourcing de itens tecnológicos como o TMS tem um impacto muito positivo na logística farmacêutica, pois permite que a empresa contratante, seja indústria farmacêutica, distribuidora ou importadora de produtos, permaneça focada naquilo que ela faz de melhor. Enquanto isso, a Inovatech pode cuidar da operação do TMS Embarcador, que registra todos os indicadores e resultados em sua Central de Serviços e as devolve mensalmente para o cliente. Já os clientes que preferirem usar o software e internalizar a operação também podem fazê-lo tranquilamente via SAAS, por exemplo.

Outra vantagem específica da ferramenta Inovatech frente à concorrência e com alto potencial de aproveitamento pelo setor farmacêutico e de EPIs é a usabilidade do TMS. Ele é muito fácil de usar! Além do mais, o investimento na ferramenta é relativamente baixo quando comparado ao retorno que ela pode trazer. Afinal, pelo TMS Inovatech, é possível acompanhar vários painéis e indicadores com atualização rápida e constante, incluindo controles de aprovação de custos e acompanhamento da performance de entrega da transportadora.

Que tal marcar uma reunião comercial com a Inovatech?

Gostou do que leu? Quer saber mais sobre as novidades e sobre os diferenciais do TMS Embarcador Inovatech? Então entre em contato conosco e solicite uma proposta comercial! Para falar com a nossa equipe, basta clicar aqui.