5 fatores significativos na hora de escolher um sistema wms

1. PLATAFORMA INTUITIVA

Muitas empresas desenvolvem softwares complexos, com plataformas difíceis de trabalhar e analisar, podendo resultar em um treinamento pouco eficiente do setor operacional. Portanto, quanto mais inteligível e intuitivo o sistema, melhor o desempenho do uso do mesmo. É recomendável optar por produtos que possuem dashboards práticos e que gerem relatórios funcionais e gerenciais, permitindo que o usuário aprenda enquanto usa. Quando estiver analisando propostas de sistemas WMS, peça para o vendedor lhe apresentar a plataforma e veja se você e sua equipe operacional/gerencial conseguiriam utilizá-lo.

 

2. INTEGRAÇÃO

Um fator vital para que um WMS funcione na sua empresa é a compatibilidade. Por exemplo, se sua empresa já utiliza bancos de dados SQL Server ou Oracle, o sistema de logística precisa ser integrado com um desses bancos. Ou se sua organização pretende trabalhar com leitores de sistema operacional Android por exemplo, o WMS precisa ser desenvolvido para esse sistema. Dessa maneira, opte por empresas de TI que desenvolvam softwares de logística compatíveis para sua empresa ou que atendam a todos os diferenciais de tecnológicos.

 

3. KPI INTEGRADO

Os indicadores de resultados são de suma importância para que um sistema WMS tenha um desempenho eficiente. É impossível criar estratégias, realizar diagnósticos e planejar futuras ações sem a presença de um indicador intuitivo e acessível para que os operadores compreendam melhor a performance do procedimento. Empresas que fornecem KPIS integrados com o WMS garantem os melhores resultados para seus clientes. Pode representar um diferencial na hora de adquirir um sistema de logística, optar por um que consiga integrar os indicadores com as Smart Tvs, resultando em uma maior interpretação e visão dos resultados pela sua equipe.

 

4. FLEXIBILIDADE

A flexibilidade do WMS é um fator imprescindível para o bom funcionamento do mesmo. Um sistema necessita ser aderente com a demanda de cada empresa, ou seja, precisa ser compatível com os produtos, funcionamento interno e estratégias. A partir disso que encontramos um resultado satisfatório e específico para cada organização. Nesse sentido, é fundamental buscar por sistemas de logística que apresentem flexibilidade e aderência para sua empresa.

 

5. IMPLANTAÇÃO

No momento que for procurar uma empresa de software WMS, verifique se ela possui responsabilidade quando se trata do treinamento da sua equipe e se realmente demonstra compromisso na hora de te ajudar com problemas que podem acontecer na sua operação.  Equívocos como a automatização do erro e a falta de revisão (auditoria) dos procedimentos podem passar despercebidos no processo de implantação, portanto, é importante optar por um fornecedor de sistemas profissional e apto para garantir que esses erros não ocorram e atrapalhem futuramente a sua operação.