BID Logístico e operações: TMS Embarcador reduz conta do frete em até 10%

Todos sabemos o quanto o setor logístico é competitivo e o quanto a revisão de contratos e a escolha de novos fornecedores têm se tornado processos cada vez mais delicados com o passar dos anos. Para as empresas que contratam operadores logísticos, as variáveis do BID Logístico estão cada vez mais complexas: dados os requisitos de volume, volatilidade, equipamento, desempenho e outros fatores, o preço é sempre decisivo para a escolha final. No desafio de ganhar eficiência e tornar as operações mais ágeis, o uso de um sistema TMS Embarcador pode ter um enorme impacto na redução da conta dos fretes.

 

            O TMS Embarcador é uma ferramenta extremamente importante tanto na contratação de fornecedores como na gestão da prestação de serviços e no próprio rastreamento dos fretes. O sistema concentra dados sobre a carga recebidos em tempo real, emitindo relatórios que podem ser estratégicos para diferentes tomadas de decisão.

 

“O TMS traz condições de análises pontuais, seja por parceiro, rotas ou por determinada carga, assim como nos biddings ofertados ao mercado de transportes, escolhendo a melhor oferta de serviços e o melhor parceiro de transporte já considerando custos e prazos”, resume Ronaldo Góis, consultor em gestão e logística e sócio-diretor da Br&Go Manager. 

 

Como o uso do TMS ajuda a reduzir a conta do frete e melhorar a eficiência ?

 

            Na prática, os dados do TMS tornam todo BID Logístico muito mais rápido e preciso, impactando diretamente na escolha pelos fretes de melhor custo dentro da proposta de valor. Entretanto, além de detectar as melhores oportunidades de parceria dentro dos biddings, o TMS também acarreta em uma melhora significativa da eficiência operacional, com excelentes ganhos para a gestão logística. O sistema age até mesmo nos detalhes, evitando uma série de prejuízos que, somados, podem ser bastante significativos.

 

A adoção do TMS sempre terá impactos positivos mas receitas e na eficiência das empresas adotantes. Ele evita inconformidades, erros e desperdícios dos valores de frete. Se dentro dos CTes pagos conseguirmos garantir que não há qualquer valor mais alto, duplicado ou não aprovado, já é um grande ganho. Dessa forma, o custo do transporte passa a ser real, e não duvidoso”, explica Ronaldo.

 

Qual a economia real com o TMS no BID Logístico e nas demais operações? 

            O potencial de economia com o uso do TMS no BID Logístico depende de uma série de fatores. O mesmo pode ser dito sobre o impacto do sistema nas demais operações após a implantação. De acordo com Ronaldo, tudo vai depender do quanto está ou não organizada a empresa ou o Embarcador na sua gestão do seu transporte, como também de quanto estão preparados os parceiros de transporte ou transportadoras.

 

            “Geralmente, as empresas provedoras de softwares TMS cravam um percentual com base em suas implantações, costumando identificar uma base inicial de valores totais e por transportadora. Após a implantação, quando os resultados começam a aparecer, elas comparam as mesmas bases e indicadores e conseguem identificar as economias”, afirma o consultor. .

 

Segundo Ronaldo, a métrica básica dos projetos de implantação do TMS Embarcador aponta que é possível reduzir em até 8% o custo dos fretes.  Entretanto, dados da Inovatech apontam que o TMS Embarcador da empresa reduz a conta do frete em até 10%.

 

Por que optar pelo TMS da Inovatech?

 

         A Inovatech tem mais de 25 anos no mercado e atende a um portfólio de clientes de diferentes portes e segmentos de atuação, oferecendo softwares de WMS e TMS para logística e suprimentos com alta performance e excelentes resultados.

 

A empresa oferece um suporte diferenciado aos clientes, cuidando de todos os detalhes e garantido sucesso nas implantações por meio de parcerias com consultorias como a Br&Go Manager. 

 

“É fácil notar que existe um seleto grupo dos 5 melhores sistemas TMS e o da Inovatech certamente faz parte dele”, afirma Ronaldo.

 

Gostou? Então entre em contato com a Inovatech!

 

Quer conversar conosco a respeito do TMS Embarcador Inovatech? Então preencha o formulário e aguarde o contato da nossa equipe comercial!