9 motivos pelos quais você deve buscar uma solução de automação de estoques.

Ficar perdido em meio à confusão da gestão de estoques que utiliza processos manuais é uma verdadeira bola de neve, não é? Você não consegue fazer um inventário preciso e controlar os processos de entrada e saída, e, por conta disso, tem gastos maiores, menos eficiência na produção, atraso nas entregas e muita insegurança. A consequência disso tudo pode ser visto na conta resultado, que será bem abaixo do que poderia ser.
A automação na gestão de estoques é vital para coordenar o processo completo de estoques, desde a sua entrada até a sua entrega. Empresas da indústria, varejo, centros de distribuição e atacadistas são capazes de atingir resultados melhores através dessa operação. Veremos a seguir 10 motivos pelos quais você deve buscar uma solução de automação de estoques!
1. Adequação à estratégia da empresa
Com uma solução de automação de estoques você poderá alinhar o controle do seu estoque com a estratégia da empresa. Será possível prever com maior segurança os materiais que serão necessários e as demandas do período, traçando o melhor planejamento para cada situação.
2. Menor custo com espaço
É possível organizar os estoques de modo que ocupem o menor espaço possível, seja pela otimização da maneira como são organizados ou pela redução dos níveis de estoques. Dessa forma, você terá um custo menor com locação de espaço para armazenamento.
3. Redução de custos
Além dos custos com o espaço, vários outros custos serão reduzidos como consequência da automação dos estoques: desperdício, compras feitas fora do momento ideal, logística, entre outros.
4. Maior controle dos produtos estocados
Ter conhecimento sobre cada produto estocados, suas quantidades e características, é essencial para um bom funcionamento das operações. Através da automação, você terá essas informações disponíveis sempre que precisar consultar.
5. Diferencial no atendimento aos clientes
Quando a empresa está organizada internamente, o cliente consegue sentir o reflexo disso. Possuindo controle sobre os seus estoques, você poderá ser mais claro e transparente com seus clientes, sendo capaz de dar prazos corretos e discriminando exatamente os produtos comprados.
6. Maior produtividade
O aumento na produtividade é consequência direta de um estoque bem controlado. É possível otimizar as compras e o layout dos locais de produção, garantindo que sempre haja material disponível na quantidade correta para que a produção flua de modo constante.
7. Precisão e velocidade
Não só na hora da produção, mas em todas as atividades da empresa será possível notar um aumento na velocidade e na precisão. O setor da produção poderá dar previsões exatas de quantidades e do tempo necessário para produção para o setor de vendas, que, por sua vez, poderá informar o prazo exato aos clientes. Todo o sistema funcionará de forma sincronizada.
8. Margem mínima de erro
Com o suprimento de estoques sempre em dia e com a certeza de que todos os materiais estão em condições de uso, as chances de erro durante a produção ficam bastante reduzidas. Seguindo a lógica, as chances de erros em todos os demais processos relacionados também são minimizadas.
9. Geração de relatórios
Um sistema de automação de estoques analisará o processo completo de estoques – incluindo inventário, processo de entrada e saída e emissões fiscais. Por conta disso, será capaz de gerar relatórios precisos com informações gerenciais importantíssimas na tomada de decisões.
A consequência de todos os fatores já apontados anteriormente somados é um salto de eficiência nas atividades e nos resultados da empresa.

Você sabia que através da automação de estoques é possível alcançar tantos benefícios? Já pensou em aplicá-la em sua empresa? Deixe o seu comentário e não deixe de acompanhar outras dicas em nosso blog!